quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Receita de café.

Por que uma receita de café?
Tão fácil que qualquer criança faz!
Meu primeiro café foi assim, quando eu era criança. E era mesmo fácil: minha mãe tinha a panela certa, a medida certa dentro da lata de açúcar e era só acrescentar 3 colheres de pó.
E daí? Quando me casei, nova panela, nova medida de açúcar e... Quanto de pó? Cada café tinha um gosto diferente. Até chegar ao "ponto certo", uma verdadeira aventura! E aí a panela já foi trocada por outra, mais moderna - quando me casei, a gente só usava panelas de alumínio...
Até que um dia, uma luz no fim do túnel. Em um passeio a Formiga, terra natal, casa da velha tia que vem logo com a pergunta: "Você sabe fazer café?"... É... Sim... Mais ou menos! Às vezes dou sorte, às vezes não...
"Depois de hoje, você não vai errar mais. É mais fácil do que você pensa! Você só vai precisar de um copo americano e uma colher de sopa. É sempre 1 copo de água, 1 colher de açúcar, 1 colher de pó. O que muda é a quantidade de açúcar e de pó na colher.

Colher bem cheia de pó, café forte.


Colher normal de pó, café normal.


Colher rasa de pó, café mais fraco.


E com o açucar, você faz a mesma coisa e vai ter várias combinações, pra todos os gostos."
Não é que a danadinha tinha razão? Com ou sem açucar, faço um bom café em qualquer lugar do mundo!
É claro, a qualidade do pó é fundamental!

Nota: Adotei como minha receita, 1 colher bem cheia de pó para 1 colher normal de açucar.
Se for rapadura (ou açucar mascavo), melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...